Resumo
Introdução: Os profissionais de enfermagem, desde a entrada no ambiente hospitalar da pessoa até a alta, mantêm contato direto constantemente, avaliando como os pacientes percebem a qualidade da assistência, permitindo desenvolver e estabelecer estratégias de melhoria contínua. Objetivo: Identificar a percepção da qualidade da assistência de enfermagem na perspectiva de pessoas hospitalizadas em uma instituição pública. Metodologia: O estudo foi descritivo e transversal. Em uma amostra composta por 90 pacientes com mais de 18 anos identificados por amostragem de conveniência, foi aplicado o instrumento SERVQHOS-E, Alpha da Cronbach da .87. Resultados: Em relação à qualidade da assistência de enfermagem, foi encontrada uma média de 1,97 pontos (DP = 0,626) de satisfação geral. A maioria dos pacientes indicou estar satisfeita (67,8%) com os cuidados de enfermagem, seguida de muito satisfeita (18,9%). Conclusões: Mais da metade dos sujeitos que participaram deste estudo geralmente percebeu boa qualidade na assistência de enfermagem.
Referências
Robledo HG, Fajardo G, García S. Reflexiones en torno al hexágono de calidad de los servicios de salud. En la calidad de la atención a la salud en México a través de sus instituciones (2ª ed.). Biblioteca Mexicana del conocimiento [Internet]. 2015, [consultado Mayo 2020]; p. 47-85. Disponible en: https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/60110/libro_03.pdf
Llinás DA. Evaluación de la calidad de la atención en salud, un primer paso para la reforma del sistema. Salud Uninorte [Internet]. 2010; [Consultado Marzo 2019]; 26(1): 143-54. Disponible en: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-55522010000100014&lng=en
Lenis-Victoria CA, Manrique-Abril F. Calidad del cuidado de enfermería percibida por pacientes hospitalizados en una clínica privada de Barranquilla (Colombia). Aquichan [Internet]. 2015; [Consultado Marzo 2019]; 15(3): 413-425. Disponible en: http://dx.doi.org/10.5294/aqui.215.15.3.9
Lyu H, Wick EC, Housman M, Freischlag JA, Makary MA. Patient satisfaction as a possible indicator of quality surgical care. JAMA Surg [Internet]. 2013 [consultado Marzo 2019]; 148(4): 362-7. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1001/2013.jamasurg.270
Monje P, Miranda P, Oyarzün J, Seguel F, Flores E. Percepción de cuidado humanizado de enfermería desde la perspectiva de usuarios hospitalizados. Cienc. Enferm. [Internet]. 2018 [consultado Mayo 2019]; 24(5): 1-10. Disponible en: http://dx.doi.org/10.4067/s0717-95532018000100205
Puch-Ku GF, Uicab-Pool GA, Ruiz-Rodríguez M, Castañeda-Hidalgo H. Dimensiones del cuidado de enfermería y la satisfacción del paciente adulto hospitalizado. Rev Enferm Inst Mex Seguro Soc [Internet]. 2016 [consultado Marzo 2019]; 24(2): 123-8. Disponible en: https://biblat.unam.mx/hevila/RevistadeenfermeriadelInstitutoMexicanodelSeguroSocial/2016/vol24/no2/8.pdf
Blasco-León M, Ortíz-Luis SR. Ética y valores en Enfermería. Rev Enferm Inst Mex Seguro Soc [Internet]. 2016 [consultado Mayo 2020]; 24(2): 145–9. Disponible en: https://www.medigraphic.com/pdfs/enfermeriaimss/eim-2016/eim162l.pdf
Febré N, Mondaca-Gómez K, Méndez-Celis P, Badilla-Morales V, Soto-Parada P, Ivanovic P, Reynaldos K, Canales M. Calidad en Enfermería: su gestión, implementación y medición. Rev. Med. Clin. Condes. [Internet]. 2018 [consultado Mayo 2020]; 29(3): 278–87. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2018.04.008
Escobar-Castellanos B, Cid-Henríquez P. El cuidado de enfermería y la ética derivados del avance tecnológico en salud. Acta Bioet. [Internet]. 2018 [consultado Mayo 2020]; 24(1): 39-46. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/pdf/abioeth/v24n1/1726-569X-abioeth-24-01-00039.pdf
Chávez D, Romeo R, Zúñiga J. Percepción de la calidad del Cuidado de Enfermería en Pacientes en el hospital Universitario del Caribe, Cartagena. (Tesis de licenciatura). Universidad de Cartagena, Cartagena de Indias; 2013.
Silva-Fhon J, Ramón-Cordova S, Vergara-Villanueva S, Palacios-Fhon, Partezani-Rodrigues R. Percepción del paciente hospitalizado respecto a la atención de enfermería en un hospital público. Enfermería Universitaria. [Internet]. 2015 [consultado Mayo 2020]; 12(2):80-87. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1016/j.reu.2015.04.001
Campiño-Valderrama SM, Duque PA, Cardozo VH. Percepción del paciente hospitalizado sobre el cuidado brindado por estudiantes de enfermería. Univ. Salud. [Internet]. 2019 [consultado Mayo 2020]; 21(3):215-25. Disponible en: http://dx.doi.org/10.22267/rus.192103.158
Castro-Serralde E, Cadena-Antonio G. Dimensiones de la satisfacción del paciente con insuficiencia renal crónica respecto a la calidad del cuidado de enfermería. Rev Enferm Inst Mex Seguro Soc. [Internet]. 2017 [consultado Marzo 2019]; 25(4):271-8. Disponible en: http://revistaenfermeria.imss.gob.mx/editorial/index.php/revista_enfermeria/article/view/246/859
De Almeida T, Aparecida Y, Pires D, Lebrão ML, Satya M, Dos Santos A, Amaro E. Factors associated with lower gait speed among the elderly living in a developing country: a crosssectional population-based study. BMC Geriatr [Internet]. 2015 [consultado Marzo 2019]; 15(35): 1-9. Disponible en: https://doi.org/10.1186/s12877-015-0031-2
Barragán JA, Moreno CM. Calidad percibida por usuarios de enfermería en tres hospitales públicos. Enfermería Global [Internet]. 2013; [consultado Marzo 2019];12(29): 217-230. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412013000100011&lng=es
Martin RA. Satisfacción del paciente en hemodiálisis como criterio de calidad asistencial en enfermería. Revista Mexicana de Urología [Internet]. 2014 [consultado en Marzo 2019]; 74(5): 292-5. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.uromx.2014.09.008
Borré YM, Vega Y. Calidad percibida de la atención de enfermería por pacientes hospitalizados. Ciencia y enfermería [Internet]. 2014 [consultado en Marzo 2019]; 20(3): 81-94. Disponible en: https://doi.org/10.4067/S0717-95532014000300008
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020