Resumo
Introdução: A interação dos estudantes de enfermagem com os enfermeiros assistenciais no local de prática influencia seu processo de aprendizagem, gerando possíveis modelos mentais de cuidado que provavelmente serão reproduzidos quando os estudantes se formarem. Objetivo: Compreender a vivência do profissional de enfermagem na sua relação com o aluno durante a sua prática clínica. Metodologia: Estudo qualitativo fenomenológico, com amostragem intencional, até a saturação dos dados. Coleta de dados por meio de entrevista não estruturada em profundidade, as entrevistas foram gravadas e transcritas literalmente para análise. Resultados: 19 participantes (4 homens e 15 mulheres); foram identificadas duas categorias: “Estar-com” e “coexistiendo” com os alunos. Conclusões: O profissional de enfermagem acredita que o aluno deve compreender e trabalhar de forma colaborativa para aproveitar sua experiência e conhecimento, evitar as críticas destrutivas, além de respeitar a individualidade. Um bom relacionamento entre alunos e enfermeiras clínicas pode levar ao melhor uso da prática.
Referências
Corona L, Fonseca M. Aspectos didácticos acerca de las habilidades como contenido de aprendizaje: Una necesidad impostergable. A MediSur [Internet]. 2009 [Consultado febrero de 2020]; 7 (3): 38-43. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-897X2009000300006&lng=es&tlng=es.
Bousso RS, Merighi MAB, Rolim MA, Riesco MLG, Ângelo M. Estágio curricular em enfermagem: transição de identidade. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2000 [Consultado octubre de 2020]; 34(2):218-25. Disponible em: http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/517.pdf
Ito EE, Takahashi RT. Publicações sobre ensino em enfermagem na revista de enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005. [Consultado octubre de 2020]; 39(4):409-16. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v39n4/05.pdf
Macedo K, De Almeida C, Freitas G, Markert W. Enfermero-docente: aspectos interrelacionados con su formación. Enfermería Global [Internet]. 2010 [Consultado febrero de 2020]; 9 (19): 1-15 Disponible en: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/107291/10 1951 DOI: https://doi.org/10.6018/eglobal.9.2.107291
Santos MFD, Merighi MAB, Muñoz LA. La enfermera clínica y las relaciones con los estudiantes de enfermería: un estudio fenomenológico. Contexto-Enfermagem [Internet] 2010 [Consultado febrero de 2020]; 19(1), 112-119. Disponible en: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100013 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000100013
Muñoz LA, Cancino F. Bases epistemológicas de la práctica de enfermería. Rev Chil Cs Méd Biol. 1994; 4(7):31-6.
Merighi MAB. Reflexões sobre a docência de enfermagem em uma Universidade Pública. Rev Esc Enferm USP. 1998; 32(1):80-3.
García E, García A, Reyes J. Relación maestro alumno y sus implicaciones en el aprendizaje. Ra Ximhai [Internet]. 2014 [Consultado febrero de 2020]; 10(5): 279-290. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/461/46132134019.pdf
Valenzuela S. La práctica de enfermería como foco de reflexión. Aquichan [Internet]. 2016 [Consultado febrero de 2020]; 16(4), 415-417.Disponible en: https://aquichan.unisabana.edu.co/index.php/aquichan/article/view/7175/4470 DOI: 10.5294/aqui.2016.16.4.1
Pinzón D. Distancias entre la teoría y la práctica en el desarrollo profesional de enfermería. Unimilitar [Internet]. 2017 [Consultado febrero de 2020]; 1-30. Disponible en: http://hdl.handle.net/10654/17088
Bonasa M. Factores de riesgo y factores de protección para garantizar el bienestar psicológico y su calidad de vida laboral. Universidad Rovira i Virgili [Internet]. 2016 [Consultado febrero de 2020]; 90-99. Disponible en: https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/399566/TESI.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Uriarte S, Ponce G, Bernal, M. Vivencias cotidianas en espacios clínicos del estudiante de enfermería. Enf. Universitaria [Internet]. 2016 [Consultado febrero de 2020]; 13 (3): 171-177. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1016/j.reu.2016.07.002
Hidalgo J, Cárdenas M, Rodríguez S. El tutor clínico. Una mirada de los estudiantes de Licenciatura de Enfermería y Obstetricia. Elsevier [Internet]. 2013 [Consultado febrero de 2020]; 10 (3): Recuperado de: https://www.elsevier.es/es-revista-enfermeria-universitaria-400-articulo-el-tutor-clinico-una-mirada-S1665706313726344 DOI:10.1016/S1665-7063(13)72634-4
Vialart N, Medina I, Gavilondo X. La cultura profesional del docente de enfermería: Preparación ante las tecnologías informáticas. Rev. Cubana de Enf. [Internet]. 2018 [Consultado febrero de 2020]; 34(2) . Disponible en: http://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1556/359
Rivera L. Saber y experiencia de el /la estudiante de enfermería en sus prácticas de cuidado. Universidad de Barcelona [Internet]. 2013 [Consultado febrero de 2020]; 50-58. Disponible en: https://www.tdx.cat/handle/10803/132808
Vera M, Cornejo R, Rivas L, Calizaya J, Zamora O, García J. Significado de los valores profesionales en docentes y estudiantes de enfermería, UNMSM – 2014. Anales de la Facultad de Medicina [Internet]. 2014 .[ Consultado febrero de 2020]; 77(3): 225-229. Disponible en: http://dx.doi.org/10.15381/anales.v77i3.12404
Moreno M, Prado E, García D. Percepción de los estudiantes de enfermeria sobre el ambiente de aprendizaje durante sus prácticas Clínicas. Rev. cuid [Internet]. 2013 [ Consultado febrero de 2020]; 4(1):444-449. Disponible en: http://www.scielo.org.co/pdf/cuid/v4n1/v4n1a03.pdf
Zavala J. La noción general de persona. El origen, historia del concepto y la noción de persona en grupos indígenas de México. Rev. de Hum: Tec. Monterrey [Internet]. 2010 [Consultado febrero de 2020]; 27 (28): 293-318. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/384/38421211013.pdf
González R. La relación equipo de salud-paciente-familiar. Rev cubana de SP [Internet]. 2006 [Consultado febrero de 2020]; 32(3) Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-34662006000300011&lng=es&tlng=es.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021